EMERJ | 02 de julho de 2021 14:29

‘O Segredo do Bonzo’ será lido por magistrados do Rio em webinar

O programa “Livro Aberto”, da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro), terá a leitura do conto “O Segredo do Bonzo”, do renomado escritor Machado de Assis, na sua terceira edição. O encontro virtual será transmitido pelo YouTube na próxima quinta-feira (8), às 18h30, com tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Neste webinar, os leitores serão os desembargadores do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad, Renato Charnaux Sertã, Ricardo Andrade e Rosana França. Inscreva-se aqui.

O programa é uma iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Rio e foi idealizado pela Biblioteca TJ-RJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.

Leia também: Especialistas debaterão a questão das perdas comerciais no setor de energia
Juiz do TJ-RJ coordena na ENM curso sobre a nova Lei de Licitação
Alerj aprova a criação de dez cargos de desembargador no Rio

Conto

O conto é um relato de supostas experiências vividas por Fernão Mendes Pinto (explorador e aventureiro português do século 16) quando esteve no reino de Bungo. O narrador diz no início do conto que falará sobre uma doutrina que possui diversos benefícios para a alma e, por esta razão, deve ser divulgada.

Fernão Mendes Pinto e o amigo Diogo Meireles caminham pela cidade de Fuchéu no Reino de Bungo e encontram três homens. Dois deles tinham sua própria teoria e estavam rodeados por uma multidão. O terceiro homem, Titané, era amigo de Diogo. Titané apresenta aos senhores Pinto e Meireles os ensinamentos de Bonzo.

Todos os encontros anteriores do programa “Livro Aberto” podem ser assistidos em seu canal do YouTube da Escola. Acesse aqui todos os contos.