CNJ | 17 de junho de 2021 16:14

CNJ e CNMP aprovam mudança em concursos para Magistratura e Ministério Público

*G1

Procurador-geral da República, Augusto Aras, e presidente do CNJ, Luiz Fux | Foto: Ubirajara Machado/CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovaram na terça-feira (15) resolução sobre a participação de membros do MP e de juízes nas bancas e comissões organizadoras de concursos para promotores e magistrados.

Segundo a resolução, deverá haver pelo menos um membro do MP nas comissões dos concursos para a Magistratura, e de ao menos um integrante da Magistratura nas comissões de seleção de integrantes da carreira do MP. A proposta foi aprovada em sessão conjunta dos dois conselhos.

Segundo o voto do relator, ministro Luiz Fux, presidente do CNJ, “a própria Constituição já estabelece paridade semelhante no chamado ‘quinto constitucional’, reservando a mesma proporção de vagas nos Tribunais Regionais Federais, nos Tribunais dos Estados, e no Tribunal do Distrito Federal e dos Territórios, para integrantes do Ministério Público e advogados”.

Ainda segundo Fux, “tanto o Ministério Público quanto a advocacia são funções essenciais à Justiça”.

“A resolução conjunta entre CNMP e CNJ visa a um maior pluralismo e interinstitucionalidade na condução dos concursos para magistratura e Ministério Público, reforçando ainda mais a qualidade e a segurança dos certames”, afirmou o presidente do CNMP, procurador-geral da República, Augusto Aras.

Leia também: 550 associados à AMAERJ já concluíram o recadastramento virtual
Salomão e Werson Rêgo coordenam seminário sobre Direito Imobiliário
10º Fonajup destaca a Campanha contra a Violência Infantil da AMAERJ