O ecossistema da comunicação contemporânea foi o tema da palestra do jornalista e professor Fábio Vasconcellos apresentada, nesta terça-feira (15), ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, juízes auxiliares e diretores-gerais.
No encontro, mediado pelo diretor-geral de Comunicação e Difusão do Conhecimento do Tribunal, José Carlos Tedesco, o palestrante informou que a revolução na comunicação começou em 1995 com a internet e vem se modificando desde o início do século com as mídias sociais digitais, que trocam o modelo vertical de comunicação pelo horizontal entre sujeitos não institucionalizados.
Vasconcellos observou que os desafios atuais para as instituições são a percepção da realidade pela população, a conquista da confiança do público e o maior potencial de crises de comunicação.
Já as oportunidades estão no estabelecimento de uma comunicação direta, com empatia e proximidade, criando agendas com respostas efetivas e apresentação de dados e evidências.
“Precisamos contar histórias a partir dos dados. Para combater boataria e fake news, temos que apresentar evidências. Para combater a desinformação, devemos mostrar dados”, acrescentou.
Os desembargadores Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, e Wagner Cinelli participaram do evento.
*Com informações do TJ-RJ