Notícias | 16 de fevereiro de 2011 20:09

Presidente da Amaerj fala a juízes canadenses sobre independência do Judiciário

Na manhã da próxima terça-feira 22, o presidente da Amaerj, desembargador Antonio Cesar Siqueira, vai falar sobre a “Independência do Poder Judiciário” para um grupo de 35 juízes do Canadá, que estarão em visita ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A palestra, que será apresentada no auditório da Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro, no 7º andar do Tribunal de Justiça, encerrará o “Encontro dos Juízes Canadenses e Brasileiros” organizado pela Corregedoria-geral de Justiça e Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), com apoio da Amaerj. No total de seis palestras, ministradas entre 9h30 e 12h30, o encontro tem como objetivo apresentar aos juízes do Canadá o trabalho desenvolvido pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado, a Emerj e os Juizados Especiais Criminais e Juizados da Violência Doméstica e Familiar.

Coordenado pelo juiz Luiz Umpierre de Mello Serra, o evento será aberto pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antônio José Azevedo Pinto. Com tradução simultânea, o encontro é aberto a todos os magistrados.

Veja a programação

Dia 22/02/2011 – 9h30 às 12h30

Local: Auditório Corregedoria Geral da Justiça – 7º andar

| Abertura: Corregedor Geral da Justiça: des. Antonio José Azevedo Pinto

Tema: Papel da Corregedoria na prestação jurisdicional

| Juíza titula da 21ª Vara Criminal da Capital, Ana Luiza Coimbra Mayon Nogueira, e juiz titular do I Juizado Especial Criminal da Comarca de São Gonçalo, Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira

Tema: A função relevante dos Juizados Especiais Criminais e dos Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher face à Violência

| Des. Paulo Sérgio Rangel do Nascimento (11 horas)

Tema: Processo Criminal em 2º Grau

| Des. Gabriel de Oliveira Zéfiro

Tema: Processo Cível em 2º Grau

| Diretora da Emerj, des. Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano

Tema: Papel da Emerj na formação do Juiz brasileiro

| Presidente da Amaerj, des. Antonio Cesar Rocha Antunes Siqueira

Tema: Independência do Poder Judiciário

Fonte: Assessoria de Comunicação da Amaerj