Judiciário na Mídia Hoje | 05 de março de 2021 16:39

Justiça manda Caxias cumprir plano de imunização sob multa de R$ 50 mil por dia ao prefeito

*G1

Vacinação em Caxias causou filas quilométricas de carros nesta sexta (5) | Reprodução/TV Globo

A Justiça do Rio determinou que a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cumpra o plano nacional de imunização sob multa de R$ 50 mil por dia, aplicada pessoalmente no prefeito Washington Reis.

Reis determinou que, a partir desta sexta-feira (5), a vacinação no município fosse feita para idosos acima de 60 anos, sem priorizar pessoas com idades mais avançadas, com maior risco de letalidade em caso de contágio. No Rio, por exemplo, a vacinação está sendo feita em idosos com 78 anos ou mais.

Pela manhã, longas filas de até 7 quilômetros se formaram na cidade porque houve uma corrida aos postos. Segundo o próprio prefeito, havia 6,1 mil doses. O município tem cerca de 86 mil pessoas acima de 60 anos, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da falta de doses, das aglomerações de idosos e do caos no trânsito da região, Reis afirmou no fim da manhã que iria manter o plano, apesar de o Ministério Público já ter recomendado o contrário.

Segundo a decisão da juíza Elizabeth Maria Saad, o município deve reorganizar sua campanha de vacinação de acordo com a faixa etária dos idosos, independente da atividade profissional, da idade mais elevada para a mais baixa, tendo em vista a maior taxa de letalidade entre os mais velhos.

A decisão informa ainda que a alteração da ordem da prioridade dos grupos de vacinação poderá ocasionar danos irreparáveis, visto que ainda há um número limitado de vacinas.

Leia também: AMAERJ arrecada recursos para as mulheres vitimadas por atos de violência
TJ-RJ altera o horário de funcionamento dos fóruns do Estado
‘Por Elas’ sensibiliza para a violência contra a mulher, diz Cristina Gaulia