EMERJ | 10 de dezembro de 2020 14:04

Livro do desembargador Cinelli será lançado em webinar da EMERJ

O livro “Sobre ela: uma história de violência”, de autoria do desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, será lançado em webinar nesta sexta-feira (11), às 10h. O seminário virtual é promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e tem como inspiração o livro do magistrado.

A obra apresenta uma abordagem interdisciplinar, não focada apenas no contexto jurídico da violência doméstica. O objetivo de Cinelli é proporcionar uma leitura agradável a qualquer pessoa, não só aquelas vinculadas ao Direito.

O tema é tratado a partir da desigualdade de gênero que marca as sociedades no tempo e no espaço, com especial atenção à cultura. O livro aborda, também, a evolução legislativa, os programas e as políticas públicas desenvolvidos no Brasil.

O que leva o parceiro a transformar a amada em sua vítima contumaz? Como pode o lar, que deveria ser um ambiente seguro, se tornar lugar de tormenta e medo? Por que tantas dessas vítimas insistem na manutenção do vínculo afetivo com o agressor? Como quebrar o ciclo de violência?

“As respostas para essas questões, que envolvem variáveis complexas, exigem um trabalho coletivo. Parodiando Fernando Pessoa [1888-1935, poeta português], falar é preciso. Por isso, precisamos falar sobre ela”, afirma Cinelli.

A inspiração do desembargador para o livro foi o roteiro do curta-metragem de animação “About Her (Sobre Ela)”, que ele escreveu e dirigiu. Assista ao trailer do curta:

Webinar “Sobre Ela: Uma história de violência”

A abertura do webinar terá as presenças da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; do diretor-geral da EMERJ, André Gustavo de Andrade; do desembargador Cinelli; e da juíza do TJ-RJ Adriana Ramos de Mello.

As palestrantes serão a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, eleita diretora-geral da EMERJ no biênio 2021-2022, a juíza do TJ-RJ Andréa Pachá, a jornalista Flávia Oliveira e a antropóloga Izabel Saenger Nuñez.

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da EMERJ.