O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai apresentar, em 17 de outubro, um raio-x sobre o funcionamento do Judiciário. Os dados do Justiça em Números 2016 (ano-base 2015) serão divulgados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. Neste ano, o relatório trará dados sobre o tempo de tramitação processual, o índice de processos resolvidos por meio de conciliação e a taxa de recorribilidade.
Publicado a cada ano desde 2004, o Justiça em Números é a principal fonte estatística sobre o Judiciário brasileiro, servindo de subsídio para as ações estratégicas a serem estabelecidas pelo CNJ. O relatório apresenta informações sobre o número de processos novos (baixados e julgados ao longo de 2015), a produtividade de magistrados e servidores, os valores gastos pelo Judiciário e a quantidade de magistrados e servidores existentes.
Há ainda informações detalhadas por ramo de Justiça, por tribunal e por instância judicial, além da relação dos assuntos mais demandados no Judiciário brasileiro.
Evento
A divulgação do Justiça em Números acontecerá durante a 2ª Reunião Preparatória para o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento é voltado para presidentes dos tribunais, membros da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e responsáveis pela área de Gestão Estratégica de cada tribunal.