Judiciário na Mídia Hoje | 10 de julho de 2020 17:13

Justiça condena 37 integrantes de milícia que atuava em Itaguaí

*G1

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro | Foto: Matheus Salomão

A Justiça do Rio condenou 37 integrantes de uma organização criminosa de milícia que atua em Itaguaí, cidade na Baixada Fluminense. O grupo é acusado de crimes como extorsão, roubo, receptação, sequestros, tortura, homicídios e ocultação de cadáveres.

As condenações integram três sentenças. A investigação começou em 2017 e identificou 41 envolvidos com a organização criminosa. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Estadual e tiveram as prisões expedidas pela justiça. Com base em ações de inteligência, a polícia constatou que o grupo criminoso praticava diversos crimes naquela região e mantinham um cemitério clandestino.

“Após a instrução probatória, ficou devidamente comprovada a existência de uma grande organização criminosa, estruturada nos moldes de uma ‘milícia armada’, atuante no município de Itaguaí. Adicionalmente, tais provas confirmaram que tal organização funciona como uma ‘franquia’ da organização ‘matriz’, que atua em diversos bairros da Zona Oeste da capital fluminense, tais como Campo Grande e Santa Cruz”, aponta trecho da decisão de um dos processos.

Em outro, o MP mostrou que os integrantes da milícia constrangiam os donos de comércios a pagar dinheiro em espécie como condição de segurança pessoal e de seus negócios, para que não viessem a ser vítimas do grupo.

Leia também: Inscrições no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli terminam em um mês
Enfam abre inscrições para a primeira turma de mestrado em Direito
TJ-RJ retoma atendimento a advogados a partir de segunda-feira (13)