Dois CDs contra a crise
por Sergio Torres
Em tempos em que a difusão de novas canções acontece pela internet, geralmente em plataformas de streaming, causa certa surpresa um artista lançar um CD com novidades. Mais surpresa ainda quando ele lança dois CDs. É o que acaba de acontecer com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.
Fã dos produtos físicos da música, Baleiro sempre comprou LPs e CDs desde a infância. Aos 53 anos, ele mantém o hábito. Natural, portanto, que, artista consagrado, faça questão de proporcionar aos admiradores a oportunidade de, além de ouvir as canções, manusear o encarte, verificar quem fez os arranjos e saber se aquela guitarra bem tocada estava nas mãos de Tuco Marcondes, craque das cordas que o acompanha há décadas.
José Ribamar Coelho Santos acaba de lançar o segundo volume de “Amor no Caos”. O primeiro saiu há poucos meses. Nos dois CDs, o artista interpreta canções inéditas de sua autoria, algumas em parceria com colegas de geração, como Roberto Frejat e Paulinho Moska.
A derrocada do mercado formal da música resulta, cada vez mais, no fechamento das tradicionais lojas de CDs. Restam as livrarias, que também não estão muito bem de saúde, especialmente as outrora chamadas de mega, como a Saraiva e a Cultura. Assim, é mais fácil adquirir os dois “Amor no Caos” na lojinha no site oficial de Zeca Baleiro: www. zecabaleiro.com.br.
Zeca nasceu em São Luís em 11 de abril de 1966. Começou na música na adolescência, em festivais e peças infantis. O primeiro disco foi gravado em 1997, quando já vivia em São Paulo. “Por Onde Andará Stephen Fry?” mostrou um artista que, embora jovem, demonstrava maturidade e conhecimento do mundo ao redor.
Ao longo da carreira, Zeca Baleiro procurou alternar discos autorais, cheios de novas canções, com projetos especiais. Saíram dali álbuns históricos, como o que gravou em duo com o cearense Fagner; o trabalho em que musicou os lindos poemas de Hilda Hilst (1930-2004); o songbook com preciosidades da obra do paraibano Zé Ramalho; e o trio formado com o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos (1944-2016) e o contrabaixista Paulo Lepetit, de São Paulo.
“Amor no Caos”, volumes 1 e 2, foram lançados pela gravadora de Zeca Baleiro, a Saravá Discos. Há nos CDs as participações especiais de artistas com Diana Pequeno, Suzana Travassos, Tatiana Parra, Rincon Sapiência, Anna Duártti e Jade Beraldo.
“O volume 1 tem canções mais supostamente radiofônicas. O segundo é bem diferente – mais acústico, menos pop e mais emocionado”, explica Baleiro.