Judiciário na Mídia Hoje | 22 de novembro de 2019 17:06

Atendimentos a mulheres vítimas de violência no RJ aumentaram dez vezes em cinco anos, diz Justiça

*G1

Um levantamento feito pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) apontou que o número de atendimentos feitos a mulheres vítimas de violência no Estado do RJ subiu dez vezes em um período de seis anos. De acordo com o estudo, em 2018, foram 1.584 atendimentos na Cejuvida (Central Judiciária de Abrigamento Provisório da Mulher Vítima de Violência Doméstica). Em 2013, foram 154 atendimentos.

Os dados de 2019 apontam 1.486 denúncias registradas de janeiro a setembro. Em abril, foram registrados mais de 22 mil novos processos de violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro nos dois primeiros meses do ano. Na época, eram recebidas 15 novas denúncias na Justiça a cada hora.

Leia também: Podcast da AMAERJ destaca aprovação da PEC da Permuta
Eleição da AMAERJ: urnas estarão em oito locais na segunda-feira (25)
Magistrados sobem ao palco para encenar ‘Doze Homens e Uma Sentença’

Segundo autoridades, ainda não é possível precisar se o crescimento ocorreu devido ao encorajamento das mulheres para denunciar os abusos ou se houve aumento de fato da violência doméstica.

O Cejuvida é uma unidade de acolhimento temporário para dar apoio e auxílio às mulheres e seus filhos menores vítimas de violência doméstica e familiar. A Central funciona integrada ao Plantão Judiciário, no Centro da cidade.

No espaço, há uma equipe composta por servidores formados em Psicologia e Assistência Social com experiência em violência doméstica. A Central funciona diariamente das 18h às 11h e fica na Rua Dom Manoel, em frente ao Prédio do Museu da Justiça. Os telefones para contato com a Cejuvida são (21) 3133-3894 e (21) 3133-4144.