A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta quarta-feira (1) que a Light instale um gabinete de crise que funcione 24 horas por dia para o restabelecimento da energia elétrica em toda a cidade após o temporal e vendaval do último domingo (28). Algumas áreas da cidade ainda estão sem luz.
A decisão da juíza Maria Izabel Pena Pieranti, proferida no Plantão Judiciário desta quarta-feira, estabelece pena de multa diária de R$ 100 mil à Light para o caso de descumprimento da medida. O prazo de 24 horas passa a correr a partir da intimação da companhia.
De acordo com a magistrada, são “plausíveis, justos e verossímeis” os argumentos apontados pelos defensores do Nudecon (Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria), entre eles, o de que a empresa adotou “conduta omissiva em razão de não haver manifestação oficial sobre a situação e nem prestação de informações claras à população”.
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O pedido de instalação do gabinete foi feito pela DP-RJ (Defensoria Pública do Rio de Janeiro). A concessionária afirmou que o gabinete de crise está funcionando o começo da semana e que os casos de locais que ainda estão sem energia são pontuais. A empresa destacou ainda que tem 1,8 mil técnicos nas ruas para resolver as pendências que ainda existem.
Segundo Patrícia Cardoso, chefe do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria, destacou que a empresa foi omissa no restabelecimento do fornecimento. “Se existe este gabinete de crise, ele não está funcionando. Porque as pessoas estão até hoje sem energia elétrica. Nós apuramos, firmemente, reclamações oficiais. A falta de resposta é o mais grave. As pessoas não sabem quando terão a energia restabelecida. Isso é gravíssimo”, ressaltou a defensora pública.
A empresa tem até esta quinta-feira para dizer quais os lugares que estão sem luz e o que será feito e em quanto tempo, a partir da análise do gabinete de crise. Segundo ela, os problemas têm se repetido. “A Light tem o monopólio do fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro e precisa trabalhar de forma eficiente”, explicou Patrícia.
Um dos lugares onde os moradores não viram o retorno da energia foi o bairro de Maria da Graça, na Zona Norte da cidade. Os moradores de três casas na Rua Joaquim Melo ainda sofrem com o problema. Uma árvore caiu e derrubou um poste, interrompendo o fornecimento de energia.
Quem vive na região conta que técnicos da Light chegaram a ir ao local, verificaram a rede e afirmaram que só podem resolver o problema quando outro poste for instalado. A concessionária afirma que a responsabilidade pela colocação de um novo poste no local é dos moradores e que vai religar a energia logo que essa instalação for realizada.
Fonte: G1 e Extra