Juízes, promotores e procuradores de Justiça fazem, neste sábado (9), entre 8h e 12h, uma ação voluntária de conscientização ambiental e coleta de lixo com canoas havaianas na Baía de Guanabara, sede das competições de vela na Olimpíada 2016. Promovida por AMAERJ e AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), a “1ª Remada Limpa” será na Praia de São Francisco, em Niterói.
A mobilização é inspirada no “Projeto Limpeza na Praia”, do Instituto Ecológico Aqualung (IEA), e tem o objetivo de ressaltar a necessidade de proteção ao meio ambiente. Os magistrados vão auxiliar na coleta de lixo com canoas havaianas. Na areia, o foco é a retirada de microlixo (guimbas de cigarro, tampinhas, canudinhos, espetinhos e papel laminado). Haverá gincanas e palestras para crianças, sobre a necessidade de preservação da Baía de Guanabara.
A ação tem apoio do Instituto Ecológico Aqualung, do vice-campeão mundial de canoa havaiana, Dave Macknight, e do Guarderya Paddle Services. Alunos das redes pública e privada de ensino também vão participar do evento.
Serão duas baterias de remadas (de cinco quilômetros cada), em águas abrigadas, com cinco canoas havaianas do tipo OC6, e desembarque na Praia do Morcego. Por uma hora, será feita a limpeza da praia, com o recolhimento de lixo inorgânico. A equipe que recolher a maior quantidade de lixo será premiada.