Os principais indicadores de criminalidade do Estado do Rio de Janeiro caíram em setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. A informação consta do relatório sobre os registros policiais do mês divulgados nesta segunda-feira (15) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão da Secretaria Estadual de Segurança.
Leia também: Tribunal de Justiça do Estado obriga prefeitura de Niterói a despoluir Rio Icaraí
Confira o resultado do sorteio de inscrições para intercâmbio em Harvard
Magistratura feminina é destacada em almoço no STF
Os índices de letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial) indicam ter havido 504 vítimas em setembro, uma redução de 13% em relação ao mês no ano passado.
Em relação ao mês anterior (agosto de 2018), a queda dos índices de letalidade violenta foi de 9%. Na comparação do terceiro trimestre (julho, agosto, setembro) com o trimestre anterior (abril, maio e junho), houve diminuição de 7%.
Nos casos de homicídios dolosos, houve redução de 17% em relação a setembro do ano passado e aumento de 6% em relação ao mês anterior. Já nas mortes decorrentes de intervenção policial, o aumento em relação a setembro de 2017 foi de 2%. Em relação ao mês de agosto, houve queda de 38%.
Os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo) diminuíram 8% em relação a setembro do ano passado. O roubo de veículo registrou queda de 6%.