Para encerrar as celebrações da Semana de Conscientização do Autismo, neste domingo (8), haverá a Marcha Pelo Autismo. Com apoio da AMAERJ, a caminhada acontecerá a partir das 9h, entre os Postos 12 e 10 da Praia do Leblon. Os participantes receberão camisas azuis e adesivos com laços e quebra-cabeças, símbolos das ações de conscientização sobre o distúrbio neurológico.
Leia também: Juíza Keyla de Cnop coordena Marcha pelo Autismo, domingo
Sem Justiça forte, magistratura fica ‘de pires na mão’, alerta presidente do TJ-RJ
‘Justiça lenta é injustiça’, diz corregedor no Fórum de Campo Grande
Mãe do Artur, de 13 anos, a juíza Keyla Blank de Cnop, titular do 16º Juizado Especial Cível e membro da Turma Recursal, é uma das coordenadoras da caminhada. Ela explica que o autismo atinge 1 a cada 68 pessoas, majoritariamente os meninos, que precisam de acompanhamento de uma equipe de profissionais que contribuem com seu desenvolvimento.
Com o apoio da AMAERJ e a participação de juízes e desembargadores, a ideia é aproximar a população dos magistrados. Na cidade e no Estado do Rio existem leis específicas que garantem acesso a saúde, educação e diversas outras ações para inclusão dos autistas.
“Desde que começamos com as caminhadas o público tem aumentado. Ano passaram foram cerca de 5 mil pessoas e esperamos um público maior este ano. A intenção é que os pais de crianças autistas possam se aproximar dos juízes, por meio da AMAERJ, e demonstrar que eles estão dispostos a ouvir as demandas e necessidades dessas pessoas”, afirma Keyla Blank de Cnop.