Cerca de 20 estudantes de Direito da UERJ, Universidade Cândido Mendes e Universidade Santa Úrsula participaram nesta segunda-feira (4), na Lâmina V do TJ-RJ, no Centro do Rio, da terceira “Sessão Simulada da Turma Recursal”. O projeto reúne universitários para a prática de sustentações orais a partir de processos reais. Fictícia, a sessão tem o formato de um julgamento.
Todos os 20 alunos tiveram a oportunidade de participar do simulado. Eles receberam, com antecedência, apostilas com processos reais e defenderam seus “clientes” em uma Turma Recursal do TJ-RJ. Por questões éticas, os nomes das partes foram omitidos do processo.
Terminada a atuação dos estudantes, os juízes Simone Rolim, Carla Bouzo e Éric Scapim julgaram os casos, analisando a melhores postulação – retórica e persuasão – e fundamentação jurídica.
“O projeto visa a preparar o acadêmico e futuro advogado a exercer sua atividade no Poder Judiciário, notadamente no sistema dos juizados, primeiro âmbito de atuação do recém-formado. A sessão simulada visa preparar o estudante para sua atuação ética e dar-lhe a experiência de subir à tribuna para exercer sua persuasão e retórica”, explicou o juiz Paulo Jangutta, coordenador do Juristur e Idealizador do simulado.