Presidente do Fórum Nacional da Justiça Protetiva (FONAJUP), o juiz Sérgio Ribeiro (4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso) participou na manhã desta sexta-feira (9) de um debate sobre processos de adoção no programa Tema Livre, da Rádio Nacional.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o número de pessoas habilitadas para adoção no Brasil é cinco vezes maior que o número de crianças e adolescentes esperando para serem adotadas. Mas mesmo assim, essa conta não fecha. E o motivo é que a grande maioria das pessoas habilitadas para adoção desejam o mesmo perfil de criança, entre de 0 a 3 anos.
Criado por Sérgio Ribeiro, com o apoio da AMAERJ, do TJ-RJ, da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj (Assembleia Legislativa) e da AMB, o projeto “O Ideal é Real – Adoções Necessárias” visa mudar o perfil das adoções realizadas no país.
Além do magistrado, participaram do programa o advogado Felipe Fernandes (representante do Quintal de Ana) e a assistente social Jéssica de Souza.
Ouça o debate completo no site da Rádio Nacional.