Os juízes do TJ-RJ Ricardo Lafayette, Alberto Republicano e Gilberto Abdelhay representaram a EMERJ (Escola da Magistratura) no Curso de Formação de Formadores, promovido pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), em São Paulo. Foram apresentadas técnicas modernas de ensino para aprimorar a ação educacional de magistrados e servidores que atuam na formação inicial e no aperfeiçoamento de juízes do Sudeste.
Também participaram o professor Walter Capanema e a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de magistrados (DEAMA), Patsy Schlesinger. Sediado na Escola Paulista da Magistratura (EPM), o curso apresentou, no primeiro módulo, dinâmicas para discussão de assuntos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, como o planejamento de aula e a análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.
O juiz Alberto Republicano (titular do 4º Juizado Especial de Nova Iguaçu e integrante da equipe de juízes auxiliares da EMERJ) considerou ter sido extremante positiva a experiência de participar do treinamento. “Tivemos a oportunidade de conhecer modernas técnicas de ensino, que o curso denomina de ‘ensinagem’, que é ensinar com a aprendizagem. Foi ressaltado durante o treinamento que se não há aprendizagem, não há ensino, e essa foi a correlação que mais me marcou durante o curso”, disse.
O magistrado contou que o curso apresentou metodologias ativas de ensino aliadas à construção do conhecimento que utilizam a participação direta dos alunos, o que não é costume do ensino tradicional.
Patsy Schlesinger ressaltou a importância do curso por desenvolver competências relacionadas à atuação docente no contexto da magistratura. “Pretendemos aperfeiçoar cada vez mais os cursos de formação, aplicando as metodologias ativas para conciliar teoria e prática jurisdicional, sempre com o protagonismo do magistrado aluno.”
No primeiro módulo, o curso contou com carga horária de 24 horas, divididas em três encontros. O segundo será a distância, em 40 horas/aula. A terceira e última etapa será presencial, em 16 horas, de 5 a 6 de setembro, em Brasília.