AMAERJ | 29 de maio de 2017 18:31

AMAERJ firma parceria com Ibmec por pesquisas e projetos legislativos

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, assinou nesta segunda-feira (29) convênio com o Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). A parceria técnica tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas demandadas pela Associação e de textos legislativos. Cerca de 200 estudantes acompanharam a assinatura do convênio, no auditório do Instituto.

Representaram o Ibmec o diretor executivo, Marcelo Lourenço, e os coordenadores de Direito, Bianca Farias e Daniel Brantes. Os estudos serão formulados pelos alunos de Direito do Ibmec, com a orientação dos professores.

“Essa parceria vai auxiliar no nosso trabalho legislativo, com a proposição de textos, destaques e emendas. Com seriedade e serenidade, precisamos avançar na pauta legislativa e constitucional e produzir um material que efetivamente seja objeto de estudo e reflexão. Podemos e devemos interferir no processo legislativo”, disse Renata Gil.

O diretor executivo do Ibmec destacou o ineditismo da parceria. “Há uma crise econômica e moral instalada no Brasil. Há também uma crise de desânimo, que não podemos deixar que sobreviva. Devemos ser protagonistas, para transformar a sociedade. Esse convênio celebra uma parceria única”, afirmou Marcelo Lourenço.

Para Bianca Farias, o convênio é histórico para a transformação do Judiciário, da academia e da sociedade. “O Tribunal do Rio é o mais produtivo do país, com pessoas que fazem da magistratura um sacerdócio. A ideia é que possamos voltar os nossos esforços para atender as demandas do tribunal, tão assoberbado por milhares de processos, propondo iniciativas que podem fortalecer o nosso Judiciário. Precisamos de um Judiciário fortalecido.”

De acordo com Daniel Brantes, o Ibmec já conta com produção legislativa. “Apresentamos sete projetos de lei nas esferas municipal, estadual e federal, feitas pelos estudantes. Agora, todos os alunos farão parte do núcleo de pesquisa, que atuará diretamente com a AMAERJ.”

A Associação também indicará magistrados para auxiliar nas pesquisas e proferir palestras no Instituto.