AMAERJ | 31 de março de 2017 16:59

‘Apadrinhar traz referência afetiva a crianças e adolescentes’, diz Sérgio Ribeiro ao Sem Censura

A adoção e o apadrinhamento foram os temas debatidos no programa Sem Censura, da TV Brasil, nesta quinta-feira (30). Diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, o juiz Sérgio Ribeiro falou sobre os projetos “Apadrinhar”, do TJ-RJ, e “O Ideal é Real – Adoções Necessárias”, da AMAERJ. “É muito triste pensar que a criança não tem com quem compartilhar uma alegria. São detalhes que geram problemas no desenvolvimento escolar e emocional. O apadrinhamento afetivo traz referência para a criança.”

Sobre “O Ideal é Real”, Sérgio disse que a proposta é mudar a ótica das adoções. “Em vez de se preocupar tanto com a criança idealizada, que está na cabeça da pessoa, temos que mostrar as crianças reais. O que fundamenta a habilitação é a real vontade de ser pai e mãe”, afirmou.

Apresentado por Vera Barroso, o programa também contou com a presença de Cátia Figueira Martins (psicóloga), Rogerio Koscheck (presidente da ABRAFH – Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas), Silvana Moreira (presidente da ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção) e Kamyla Abreu (produtora web).

Assista abaixo a íntegra do programa: