‘A Crise da Previdência é uma Farsa?’ é o tema do debate promovido pelo desembargador Alcides da Fonseca Neto (presidente do Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal) nesta sexta-feira (10), às 9h30, no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, na Escola da Magistratura (EMERJ). O evento terá a participação do deputado federal Alessandro Molon (REDE), membro titular da Comissão Especial da Reforma da Previdência. Para Alcides, é fundamental debater sobre a necessidade da Reforma da Previdência para apresentar avaliações diferentes das campanhas feitas pelo Governo Federal.
“Todos nós ouvimos o discurso oficial do Governo Federal no sentido de que existe um grande déficit da previdência e que, portanto, as regras devem ser alteradas, os direitos suprimidos e a própria idade da aposentadoria modificada. Ou seja, isso mexe com todos nós, funcionários públicos e privados, civis ou militares. Por isso, estamos promovendo um amplo debate, pela EMERJ, com pessoas que vêm trazer novos discursos”, afirmou Alcides.
O magistrado salientou que a proposta do Fórum não é se posicionar contra a reforma da Previdência, mas dar oportunidade para que estudiosos do tema apresentem suas avaliações independentes da versão oficial. A reunião vai debater os temas “Reforma da Previdência e Ajuste Fiscal: O caso do RGPS federal e dos funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro” e “Desmistificando o déficit da Previdência”.
A EMERJ fica na Rua Dom Manuel, 25, no Centro. O evento terá palestras da professora Denise Gentil (Instituto de Economia da UFRJ) e do auditor fiscal Vilson Antônio Romero (presidente do Conselho Executivo da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil). A debatedora será a jornalista Flávia Oliveira (colunista do jornal O Globo e comentarista de economia da GloboNews).