Notícias | 02 de março de 2017 10:57

Record TV mostra rotina de magistrados ameaçados nesta quinta-feira

O programa Câmera Record, da Record TV, mostra nesta quinta-feira (2), a partir das 22h45, uma matéria especial sobre a rotina de juízes que precisam de escolta armada para garantir sua segurança pessoal e de seus familiares. A reportagem entrevistou os juízes do Rio de Janeiro Alexandre Abrahão (3º Tribunal do Júri da Capital e diretor de Apoio aos Magistrados da AMAERJ), Yedda Filizzola Assunção (Vara Criminal de São João do Meriti e diretora de Segurança do Magistrado da Associação) e Felipe Gonçalves (Vara Criminal de Magé e membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ).

Há 13 anos com escolta, Alexandre já julgou dois dos traficantes mais conhecidos do Rio: Fernandinho Beira Mar e Elias Maluco. O juiz revela já ter recebido diversas ameças e diz nunca ter tido medo de julgar quem quer que fosse. “Já recebi inúmeras ameaças, até perdi as contas. Mas não tenho medo, porque nunca me deixei influenciar pelo externo. Tento criar uma relação direta entre o processo e o juiz. Eu sou o juiz e o processo está na minha frente. Eu julgo o fato”.

Yedda Assunção, juíza na Baixada Fluminense – região com maior índice de criminalidade do Estado – há pouco mais de um ano anda com escolta armada e carro blindado. “A emboscada é o nosso grande medo. Poderia aproveitar a vida de outra maneira, com mais tranquilidade e paz, mas estou deixando de aproveitar por conta das minhas escolhas no trabalho”.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, 132 magistrados estão protegidos por agentes em todo o país. Alguns deles vivem essa rotina restrita há mais de uma década.