Os presidentes da AMAERJ, Renata Gil, AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), ADPERJ (Associação dos Defensores do Estado do Rio de Janeiro) e APERJ (Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram nesta segunda-feira com o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) para tratar da crise financeira do Estado, do “pacote de maldades” do Executivo e propor alternativas para aumentar a arrecadação.
Luiz Paulo tem sido sensível e aberto às considerações da AMAERJ e das associações. Entre as sugestões para elevar a arrecadação, estão a criação de uma força-tarefa dos três poderes estaduais para examinar todos os benefícios tributários concedidos, com renúncia, ao custo de R$ 11 bilhões anuais; criação de força-tarefa entre o Tribunal de Justiça e a Procuradoria Geral do Estado para cobrança da dívida ativa; defender a tramitação da PEC do Petróleo na Câmara dos Deputados, que propõe que o ICMS seja cobrado na origem, como todos os outros produtos.
A presidente da AMAERJ, Renata Gil, considerou a reunião das associações com o parlamentar muito produtiva e positiva. Nos últimos meses, as entidades de classe jurídicas do Rio têm adotado uma série de ações conjuntas para defender os direitos de seus membros. Estiveram presentes à reunião o promotor Luciano Mattos (AMPERJ), a defensora Juliana Lintz (ADPERJ) e o procurador do Estado Bruno Hazan (APERJ) e a diretora da AMAERJ Márcia Succi (Direitos Humanos e Proteção Integral).