Fases de investigações, medidas assecuratórias, denúncia e improbidade administrativa. Esses foram os temas abordados no “Workshop sobre Lavagem de Dinheiro”, promovido pela AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), nesta sexta-feira (18), no Rio. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, participou do evento, que reuniu membros do MP-RJ e Federal, analistas e agentes de inteligência.
Através de estudos de casos, dinâmicas de grupos e comparação de resultados obtidos, foram apresentados aspectos da investigação do crime de lavagem de dinheiro, como a escolha dos bancos de dados a serem utilizados e quais os dados úteis para a investigação, a realização de operações de inteligência para a busca de dados negados e quebras de sigilo.
Também compuseram a mesa de abertura, o presidente da AMPERJ, Luciano Mattos; o procurador chefe do Ministério Público Federal/RJ, José Augusto Simões Vagos; o chefe de gabinete do COAF/MF, Bernardo Machado Mota; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRJ, Cláucio Cardoso; e a coordenadora de Segurança e Inteligência do MP-RJ, Elisa Fraga de Rego Monteiro.