CNJ | 26 de outubro de 2016 11:04

‘A Justiça Além dos Autos’: “Lacoste”

Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (IPABA) . SEDS . Cidade de IPABA . 15/09/2015. Reporter Fotografico : Marcelo Sant Anna/Imprensa MG

Juiz de Direito Walter Santin Júnior

Joinville/SC

Era uma sexta-feira de inverno ameno na aprazível Comarca de Caçador, meio-oeste do Estado de Santa Catarina. Na condição de Juiz Substituto, presidia audiência criminal de réu preso e, como de praxe, o recluso aguardava, no corredor, a sua vez de ser interrogado. Silente, estava sentado, algemado e vestindo o característico uniforme de coloração alaranjada, indumentária própria disponibilizada pelo Sistema Penitenciário local.

Ao ser chamado pelo estagiário que me auxiliava na condução dos trabalhos, o réu levantou-se e foi direcionado pelos agentes penitenciários até a cadeira localizada imediatamente a minha frente. Percebi algo costurado na parte superior direita de quem de frente olhava para sua camiseta alaranjada. Algo que me despertou a atenção, tão logo ele ingressou na sala de audiência. Afinal, a estampa de sua veste era para ser lisa e de cor única.

Lentamente e com olhares esquivos, o detento acomodou-se na cadeira, e, então, notei que ele havia providenciado a costura, em seu uniforme, do notório símbolo da marca mundialmente conhecida “Lacoste”, usada, em regra, pela elite, que pode dispor de boa quantia para aquisição de vestes casuais. Fui instigado pela curiosidade e indaguei sobre a inusitada costura de um jacaré no seu uniforme carcerário. Em resposta, o réu ironizou dizendo que a solenidade do ato recomendava comparecer “arrumado”.

A originalidade da resposta, aliada ao diferencial de sua camiseta e às circunstâncias de uma sexta-feira agradável, quase esvaída pelo crepúsculo vespertino, fez-me iniciar os trabalhos, mas não sem antes, discretamente, sucumbir e acompanhar os risos de todos os ocupantes do recinto.