Em cerimônia realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, nesta segunda-feira (18), na Alerj, o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria do Legislativo fluminense. A presidente da associação, Renata Gil, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, fizeram parte da mesa da cerimônia.
Magistrados, familiares e amigos do juiz também prestigiaram a homenagem. O desembargador Roberto Felinto, ex-presidente da AMAERJ, e a juíza Rachel Crispino, coordenadora judiciária de articulação das Varas de Infância e Juventude do TJ-RJ, também estiveram presentes.
A condecoração de Sérgio Luiz foi de autoria da deputada estadual Tia Ju (PRB), como forma de reconhecimento aos trabalhos que o magistrado exerce. O juiz é titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ e presidente do FONAJUP (Fórum Nacional da Justiça Protetiva). Ribeiro também é o idealizador do programa “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos” que proporciona às crianças e adolescentes de abrigos, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material. Em 2015, ele venceu o Prêmio Innovare com este programa.