Notícias | 14 de julho de 2016 15:48

Justiça Itinerante completa 12 anos com encontro e debates

* TJ-RJ

tjrj itinerante justica

A Justiça deve ir aonde o cidadão está. Esta é a essência do programa “Justiça Itinerante”, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que completa 12 anos e será tema de encontro na próxima sexta-feira, dia 15. A abertura dos debates será feita pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, pela corregedora do TJ, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo e pela coordenadora da Justiça Itinerante, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O programa “Justiça Itinerante” tem como objetivo a garantia de acesso à Justiça de forma simples e rápida aos cidadãos. Juízes unem-se a promotores e defensores públicos e garantem o atendimento de forma prática e acessível. Em 12 anos, o programa realizou mais de 580 mil atendimentos, sendo 54.689 só nos primeiros cinco meses deste ano.

A “Justiça Itinerante” atua em municípios emancipados, sem comarca instalada; municípios com comarcas, porém com grande densidade demográfica; municípios com grande extensão territorial e comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Em parceria com a Prefeitura,  vai realizar, sempre às sextas-feiras, atendimentos em Arenas e Lonas Culturais da cidade.

“Registro Civil e Identidade Civil”, “Regularização Fundiária e Fazenda Pública” e “Família e Interdição” serão os temas dos debates, com abertura às 9h e encerramento às 17h. O encontro acontecerá no Auditório da Corregedoria do TJRJ, Fórum Central, Lâmina I, 7º andar. Confira abaixo a programação do encontro do dia 15/07. Mais informações: E-mail: justicaitinerante@tjrj,jus,br . Tel: (21) 3133.3468 – Fax: (21) 3133.3460 (https://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgjur/deinp/deinp/div-jus-itinerante-aces-just).

Programação ‘Encontro Justiça Itinerante’:

9h – Abertura, presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, pela corregedora do TJRJ, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo e pela coordenadora da Justiça Itinerante, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

9h40 às 12h20 – Primeira Mesa – “Registro Civil e Identidade Civil”, com a juíza Cláudia Motta, o desembargador Marco Aurèlio Bezerra de Melo, a funcionária do Detram-RJ Simone Mello e a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, Priscila Milhomem.

14 às 15h20 – Segunda Mesa – “Regularização Fundiária e Fazenda Pública”, a representante do Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro, Elizabete Mayume e os juízes Simone Lopes da Costa, Regina Lúcia Chuquer de Almeida Costa de Castro e Lima e Enrico Carrano.

15h20 às 17h – Terceira Mesa – “Família e Interdição”, com os juízes Cláudia Leonor Jourdan Gomes Bobsin e André Souza Brito e a perita Gisele Prates.

17h às 17h30 – Encerramento com a coordenadora da Justiça Itinerante, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

Fonte: TJ-RJ