O Tribunal de Justiça do Rio convida para a exibição do 9º episódio da série “Histórias de Adoção”, do GNT, hoje (19), às 17:30h, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29). Em seguida, haverá o debate “O Desafio do grupo de irmãos” com a juíza A Mônica Labuto da 3ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Capital, acompanhou de perto toda a história, a psicóloga Eliana Bayer e Ana Amélia Macedo, uma das idealizadoras do programa.
O episódio conta a história inusitada do processo de adoção de cinco irmãos de Piratininga, Niterói. A narrativa com as irmãs, Ana Carolina e Mariana, quando elas decidiram fugir de casa e denunciar a mãe por maus tratos e exploração de trabalho infantil e a mais velha também de preconceito racial. Mônica Labuto que está na vara desde 2007, nunca tinha visto esta situação de uma criança procurar uma delegacia policial para registrar denúncia contra a própria mãe.
Após a ocorrência, elas foram encaminhas para um orfanato onde foram adotadas por um casal, Maria Betânia e Renato. A família sempre manteve contato com a juíza e em uma das conversas ela contou que a mãe biológica das meninas tinha tido mais um filho, Moisés. As adolescentes então pediram que seus pais adotassem o irmão que tinha acabado de nascer e já estava sendo encaminhado para um abrigo.
Quando fugiram de casa, as meninas perderam o contato com os irmãos mais novos, Juan e Kalyane, que ficaram com a mãe biológica. Após investigação, foi constatado que as duas crianças estavam na mesma situação que as meninas e Labuto realizou a busca e apreensão dos menores.
Para que as crianças mantivessem contato, a juíza entrou em contato com outro casal da mesma cidade, Andréia e Vladimir, para adorarem Juan e Kalyane.Hoje todos se dão muito bem e formam uma grande família.