A AMAERJ sediou, na sexta-feira (13), a posse do desembargador Nelson Missias de Morais, vice-presidente Legislativo da AMB, na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado. Na cerimônia, o magistrado afirmou que a presidente da associação, Renata Gil, é ‘uma das mais brilhantes líderes da magistratura nacional’.
“As ações da juíza Renata Gil germinarão raiz jovem e forte na fronda da magistratura nacional. A sabedoria, dedicação, criatividade, carisma, desprendimento e prudência da nossa querida Renata Gil são reconhecidos por aqueles que enxergam nos juízes a trincheira segura da cidadania. É uma das mais brilhantes líderes da magistratura nacional”, disse.
O desembargador, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, vai suceder o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Oscar Dias Corrêa, e ocupar a Cadeira nº 30 da Academia, cujo patrono é o também ex-ministro do STF, João Barbalho Uchôa Cavalcanti.
Para Nelson Missias de Morais, não havia troca de experiências antes da fundação da academia. “Hoje é possível esse intercâmbio. Com a globalização, ganham relevo o direito comparado e a jurisprudência internacional, deixado para trás aquele viés tacanho, descortinando-se uma perspectiva de um aprofundamento dos estudos juscomparativos, centrados numa academia com a pujança da nossa, com o necessário aprimoramento desse intercâmbio.”
Criada em 1983, a academia promove palestras, reuniões, estudos e conferências, que visam ao aprimoramento do Direito, da Justiça e do Judiciário, com enfoque comparatista. Desembargador há seis anos, o magistrado foi presidente da Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros) entre 2007-2009. Ele é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal.
Também prestigiaram a solenidade o presidente da Apamagis, Jayme Martins de Oliveira, o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), Antonio Rulli Junior, o vice-diretor presidente da ENM, Marcelo Piragibe, o ex-conselheiro do CNJ, Guilherme Calmon; e o presidente do IMB, Roberto Guimarães.