Notícias | 11 de maio de 2016 17:54

‘Os códigos não são o norte’, diz Walter D’Agostino em curso da AMAERJ

IMG_7051

Reconvenção, réplica e julgamento conforme estado do processo. Estes foram os temas abordados no oitavo dia do curso “Inovações do Novo Código de Processo Civil”. A aula contou com a participação na mesa do professor e advogado Alexandre Flexa, do juiz Alexandre Chini Neto e do desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, um dos coordenadores do curso.

“As regras e os códigos servem como instrumentos, mas eles não são o norte, o norte é o desejo do juiz de fazer justiça”, disse o desembargador Walter Felippe D’Agostino aos juízes. “A maneira como ele vai chegar, desde que não seja ilegal, é válida”, afirmou o magistrado.

A próxima aula, na sexta-feira (13), abordará a aplicação do CPC no sistema dos Juizados Especiais.

Marcos Alcino ressaltou o sucesso do curso. “A experiência é muito proveitosa, toda vez que há uma modificação desse jeito como houve novo CPC, alterando vários institutos, criam-se várias dificuldades para os juízes, acostumados a uma prática de anos, que precisam e mudar”, disse. O coordenador também sugeriu a criação de novos cursos.

A aula programa para a quinta-feira (19) da semana que vem foi cancelada. Entretanto, devido ao sucesso do curso “Inovações do Novo Código de Processo Civil”, a AMAERJ oferecerá mais quatro aulas, nos dias 23 de maio, 6, 13 e 20 de junho, no mesmo horário e local.

Assista também às aulas anteriores que a AMAERJ divulga em seu canal do Youtube.

1ª aula

2ª aula

3ª aula

4ª aula

IMG_7046