Notícias | 10 de maio de 2016 17:25

AMB lança campanha #SomosTodosJuízes

*AMB

13138764_1212086148809271_5934717324539700775_n

Nas decisões do dia a dia, todos buscam ser justos, de forma consciente ou não. Mas alcançar esse ideal é um desafio complexo. A campanha #SomosTodosJuízes, lançada pela AMB nesta segunda-feira (9), mostra a importância das escolhas pessoais e a difícil tarefa de ser um magistrado, responsável por tomar decisões que impactam a sociedade.

A campanha é voltada para o meio digital, com a inserção de vídeos nas redes sociais sobre os conceitos de ética, senso de justiça, isenção, busca pela igualdade e respeito às diferenças e às leis no cotidiano do brasileiro.

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, disse que o objetivo é propor uma reflexão sobre o papel de cada cidadão. “Nossa intenção é estimular a cidadania, falar sobre a cultura do transgredir e propor um enfrentamento a este problema. Recai sobre o Judiciário a tarefa de pacificar a sociedade. Nesse sentido, é ainda mais importante que cada cidadão tenha consciência da sua própria responsabilidade em cada ato”, afirmou.

Serão três fases de #SomosTodosJuízes. A primeira conta com depoimentos de crianças falando sobre como agem quando precisam tomar decisões. Depois, será a vez de magistrados conversarem com profissionais de outras áreas sobre as rotinas de trabalho. A terceira fase contará com o depoimento de artistas.

“Os juízes representam cada um dos brasileiros. No dia a dia, cada um de nós é juiz e juíza, seja como mãe ou pai de família, como vizinho, amigo. Em todas as circunstâncias cotidianas há decisões a serem tomadas, há julgamentos a serem feitos. São essas as razões que me levam a festejar essa campanha, que, além de tudo, é criativa e põe o tema da magistratura numa outra perspectiva”, disse o ministro Herman Benjamin, do STJ.

Assista abaixo ao primeiro vídeo da campanha, “Ser criança é ser juiz”: