Notícias | 06 de maio de 2016 17:05

Revista FÓRUM: Carta do Editor

IMG_6589

POR RAPHAEL GOMIDE

A Nova AMAERJ é moderna, dinâmica e está em movimento constante. No Rio ou em Brasília, a presidente, Renata Gil, e a diretoria têm atuado em ritmo alucinante e de forma incansável em defesa da magistratura, nos primeiros meses de gestão, como mostra a matéria de Capa. A Revista FÓRUM, igualmente renovada, espelha esta mudança e a nova face da AMAERJ.

Ganhou projeto gráfico e identidade visual novos, para tornar a leitura mais atraente e agradável. Teremos uma publicação muito visual. Criamos as seções “AMAERJ em Movimento”, que resume em fotos as atividades da entidade, e “Imagem da FÓRUM”, na qual uma cena retratará uma ação de destaque no período.

No primeiro número da FÓRUM da Nova AMAERJ, destacamos o “Ato em Defesa da Independência do Judiciário”. A seção “Palavras ao Vento” traz frases que causaram impacto nos meios jurídico e político. O projeto editorial prioriza informações ágeis e reportagens sobre assuntos do momento, em detrimento de artigos de opinião – que publicaremos em menor quantidade e alta qualidade. Quem estreia brilhantemente o espaço é o jurista Joaquim Falcão, explicando o que a 13ª Vara Federal de Curitiba tem de especial.

Enxugamos o número de páginas, e o foco serão notícias sobre a AMAERJ e temas de interesse da magistratura. O conteúdo ficará disponível no site da associação, que em breve terá nova configuração.

Na primeira Entrevista, ouvimos o ministro carioca do STJ, Antonio Saldanha Palheiro. Em conversa franca e divertida, Saldanha nos brinda com “furos”, como a profecia do ministro Carlos Alberto Menezes Direito de que Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze e Saldanha seriam membros do STJ. Também revelou que Luiz Fux, do STF, foi seu estagiário na Shell.

Trazemos matéria sobre o Congresso Mundial de Direito Ambiental, promovido este mês no Rio com apoio da AMAERJ. Daremos espaço às ações e conquistas dos magistrados, como o Prêmio Faz Diferença, da juíza Daniella Barbosa, e as críticas de Leonardo Castro ao Novo Código de Processo Civil.

Cultura oferecerá histórias pitorescas e, por vezes, quase inacreditáveis, como a sensacional saga de Vinícius de Moraes no voo do ouro nazista, escritas de forma leve e agradável. Teremos seções fixas sobre Turismo, Esportes e Livros.

Com um projeto editorial mais jornalístico e a revista renovada, com visual alegre e jovial, esperamos agradar você, nosso leitor. É com prazer que apresento uma Nova Fórum, no seu número 44 e 16º ano de circulação. Desejo uma ótima e divertida leitura!