Notícias | 16 de dezembro de 2015 14:03

AMB participa da posse do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, participou nesta terça-feira (15) da posse do desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na presidência do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais brasileiros. Ele substitui o desembargador Milton Nobre (TJPA), que completou seu mandato. A cerimônia, que aconteceu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski.

“A eleição do presidente Pedro Marcondes é uma garantia da continuidade do trabalho de parceria da AMB com os presidentes de tribunais na luta pela carreira e pelo aperfeiçoamento do Poder Judiciário”, afirmou João Ricardo.

DSCN9069-598x448

Em seu discurso de posse, o desembargador disse que estava comovido e grato por ter sido eleito e ressaltou que a sociedade exige hoje gestores comprometidos com o “bem servir”. Pedro Marcondes também falou sobre eleições diretas para os tribunais, causa permanente defendida pela AMB.

“Não rejeitamos as eleições para os cargos diretivos dos tribunais; o que não temos ainda é posição firmada e unânime sobre ela ou sobre a forma como se daria. Enquanto isso não ocorrer, não podemos não posicionar, mas temos consciência de que a transparência e a participação dos magistrados de primeiro grau na administração são indispensáveis, mormente na construção do planejamento estratégico e da proposta orçamentária”, declarou.

O novo presidente do Conselho também aproveitou para falar sobre a proposta de mudança da jurisdição eleitoral para a Justiça Federal, e reforçou a posição contrária do colegiado.

“Defendemos a competência atual da Justiça Eleitoral, exemplo de eficiência e credibilidade, a demonstrar a excelência dos juízes de direito”, disse.

Ricardo Lewandowski destacou os avanços obtidos pela atuação do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Justiça e mencionou seu apoio à formalização constitucional do órgão como representante dos Tribunais de Justiça e da Justiça local.

“Quero aplaudir o desembargador Milton Nobre e o presidente da AMB, João Ricardo, pelo estreitamento do diálogo que passaram a cultivar”, cumprimentou o ministro.

Milton Nobre elogiou o novo presidente do Conselho. “Tenho a certeza de que estou hoje entregando a tarefa de dirigir esta instituição a alguém realmente competente e preparado”.

Também acompanharam o evento Gervásio Santos, coordenador da Justiça Estadual da AMB e presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma); Sebastião Coelho, presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF); Gustavo Plech, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase); Leonardo Trigueiro, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi); Antenor Cardoso Soares Júnior, presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe); Hebert Carneiro, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Fonte: AMB