A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro comemorou 27 anos de atuação ontem (3) com auditório lotado. Desembargadores, juízes, professores, advogados, servidores e funcionários da escola que se destacaram no meio jurídico em 2015 reuniram-se para receber a Medalha de Mérito da Emerj. O presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, entregou as honrarias ao lado do diretor-geral da Emerj, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e dos desembargadores Ricardo Couto, Fernando Cerqueira Chagas e Patricia Serra. No total, 28 pessoas foram homenageadas.
“Estamos celebrando o aniversário de uma jovem. Se pensarmos que se trata de uma instituição de ensino, ela ainda é uma criança. Participo da Emerj quase todos esses 27 anos que ela tem de idade e a gente vê a escola numa posição de liderança, dinamismo e vitalidade. Além da seriedade e do compromisso com o ensino, a instituição vem se pautando pela linha de acentuado humanismo nos cursos que promove. Isso mostra que a Emerj é uma família”, destaca o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.
Os homenageados são os desembargadores Otávio Rodrigues, Ricardo Rodrigues Cardozo, Helda Lima Meirelles, Mônica Torres de Oliveira, Márcia Ferreira Alvarenga, Inês Trindade Melo, André Emilio Ribeiro Von Melentovytch, Carlos Azeredo de Araújo, Flavio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes, Alcides da Fonseca Neto, Augusto Alves Moreira Júnior, Maria Luísa de Freitas Carvalho e Sergio Ricardo de Arruda Fernandes; o juiz auxiliar da Presidência do TJ-RJ, Luiz Márcio Vítor Alves Pereira; o juiz do Ceará Francisco Bizerril de Queiroz; a advogada Leila Linhares Bastard; os professores Guilherme Sandoval Góis, José Maria de Castro Panoeiro e Guilherme Braga Penha de Moraes; e os funcionários da Emerj Rosângela Macedo Magalhaes, Anderson Guedes de Oliveira, Janaina de Souza, Marcela Matos das Neves, Sebastiana Moreira de Freitas, Fernanda Maria dos Santos, Rafael Passos Leite, Tânia Maria Aguiar de Oliveira e Marcela Augusta Costa.
Segundo o diretor-geral da Emerj, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, este ano, a escola realizou 167 fóruns de discussão, com mais de 16 mil participantes. Desses seminários, 111 levaram à reflexão de temas humanísticos. O magistrado anunciou que vai lançar uma pós-graduação em Gênero no ano que vem. “Nós temos nos preocupado em proporcionar aos 1.200 alunos da Emerj um debate voltado para a igualdade de direitos e para os Direitos Humanos. Em março de 2016 vamos abrir um curso de especialização em Gênero, seguindo essa linha do tema dos Direitos Humanos”, ressaltou o desembargador.
Fonte: TJ-RJ | Foto: Luis Henrique Vicent