Para comemorar os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral (1945-2015), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro realizou, na sexta-feira (27), um seminário, com palestras do presidente do Tribunal, desembargador Edson Vasconcelos, do juiz eleitoral Luiz Márcio Pereira e do pesquisador da Fiocruz e professor da UFRJ Igor Sacramento. No evento, houve ainda o lançamento do site “Dados Históricos sobre as Eleições do Rio de Janeiro”. Acessado por meio da página principal do TRE-RJ na internet, o site é um banco de dados com o resultado das eleições fluminenses desde 1945 e possui informações sobre contexto histórico e mudanças na legislação eleitoral, além de documentos e mapas digitalizados.
Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), o evento foi mediado pelo desembargador Wagner Cinelli, diretor da EJE-RJ, e teve ainda as presenças do desembargador eleitoral Herbert Cohn e do procurador eleitoral Paulo Roberto Bérenger. Na abertura, o presidente do TRE-RJ, desembargador Edson Vasconcelos, traçou um panorama sobre a relação Estado, sociedade e democracia no Brasil, apontando a predominância histórica de relações culturais e políticas autoritárias.
Em seguida, o juiz eleitoral Luiz Márcio Pereira, que já foi corregedor eleitoral, falou sobre as alterações na legislação eleitoral e a necessidade de rigor na fiscalização das campanhas, para garantir a isonomia na competição eleitoral. No encerramento, o pesquisador Igor Sacramento falou sobre a memória e os silenciamentos nas comemorações institucionais. Ele elogiou o lançamento do site com informações históricas do TRE-RJ como realização de uma comemoração institucional cidadã e participativa.
Fonte: TRE-RJ