Juízes participaram quarta-feira (25) e quinta-feira (26) do curso de Jurisdição e Psicanálise, realizado em parceria entre a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, e o Núcleo de Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo do curso foi debater o exercício da atividade jurisdicional sob a inflexão da psicanálise. A formação é realizada em Búzios, Rio de Janeiro, e segue até hoje (27). As palestras são ministradas por um grupo multidisciplinar, composto por psicanalistas, advogados e magistrados. Na abertura, estavam presentes o juiz Ricardo Alberto Pereira, coordenador do curso, Jacinto Coutinho, advogado e responsável pelo Núcleo de Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e professora Elisabeth Bittencourt.
Nesta quinta, palestraram Jeanine Nicolazzi Philippi, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Rubens Casara, juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Cyro Marcos da Silva, psicanalista e juiz aposentado, e Noêmia Santos Crespo, psicanalista.
Para Ricardo, o curso visa proporcionar aos magistrados uma visão mais abrangente e lidar com os dilemas cotidianos da profissão. “O curso ajuda de duas maneiras: a primeira é com angústia que os magistrados sofrem, como o desejo de ser perfeccionista. O segundo viés é de como lidar com as pessoas que fazem parte do processo”, explica o coordenador, ressaltando que a participação dos juízes nas palestras tem sido bastante produtiva.
Nesta sexta-feira (27), serão abordados temas como prisão cautelar e segregação, pena e culpa, além de ter atividade prática em grupo. “Discutir mal-estar e segregação e o papel do juiz neste cenário de violência e corrupção é uma oportunidade ímpar oferecida neste curso da ENM em parceria com o professor Jacinto Nelson Miranda Coutinho”, afirma o diretor-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto.
A psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana. Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia. A psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
Fonte: AMB