Notícias | 27 de novembro de 2015 14:03

Juiz Marcelo Mondego é homenageado com a Medalha Tiradentes

O juiz titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital (TJ-RJ), Marcelo Mondego de Carvalho Lima, recebeu ontem (26) a Medalha Tiradentes. A honraria foi concedida por iniciativa do deputado estadual Zaqueu Teixeira. A cerimônia de entrega da medalha e do diploma foi realizada no auditório Nelson Ribeiro Alves, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O comenda é concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a pessoas que prestaram significativos serviços às causas públicas.

Marcelo Mondego agradeceu a homenagem dizendo ser um momento muito importante em sua vida e afirmou que a Justiça que é desejável e idealizada pela sociedade deve ser responsabilidade de todos. Em seu discurso de agradecimento ele também revelou que chegou a cursar faculdade de música, mas decidiu abandonar para se dedicar ao Direito.

upload_00005983

“É um momento importante em minha vida Mesmo imaginando-se que não existe mundo perfeito, é dever de todos minimizar distorções por ventura existentes na vida sociedade, e esse dever é ampliado aos agentes públicos. Havendo lealdade processual e boa fé, teremos um Judiciário forte e com credibilidade”, analisou Marcelo.

Ao condecorar o magistrado, o deputado Zaqueu Teixeira destacou a trajetória do juiz Marcelo Mondego. “Essa homenagem objetiva reconhecer o trabalho realizado com empenho e afinco por Marcelo Mondego. Estou certo de que ele será capaz de prosseguir no enfretamento de relevantes questões que a sociedade nos impõe”, disse Zaqueu Teixeira, exaltando a carreira de lutas sociais do homenageado.

O 3º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Celso Ferreira Filho, disse ser justa a homenagem ao magistrado, pois “possui o que é necessário para um juiz, que é a sensibilidade. É preciso ser ponderado, sensível e ter os ideais da justiça”, destacou o desembargador.

Irmã do homenageado, a desembargadora Georgia Carvalho de Lima não escondeu seu orgulho pela homenagem ao irmão e disse que o seu pai, o desembargador Nilton Mondego Carvalho de Lima, falecido em outubro de 2014, estaria feliz com o trabalho social desenvolvido pelo filho, o terceiro entre quatro irmãos.

Formado em direito pela Universidade Gama Filho em 1990, e com pós-graduação em Gestão Pública pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), Marcelo Mondego ingressou na magistratura do TJ-RJ em 1998. Atuou no Juizado Especial Cível e na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e foi também juiz eleitoral na 175º Zona Eleitoral do Rio, entre outras atribuições. 

Fonte: TJ-RJ | Foto: Felipe Cardoso