O desembargador Marcelo Lima Buhatem, da 22ª Câmara Cível do TJ-RJ, recebeu na noite de ontem (18) a Medalha Tiradentes, durante solenidade no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A honraria é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à causa pública. A iniciativa foi do deputado Pedro Fernandes, em parceria com o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani. A cerimônia contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre juízes, desembargadores, promotores, defensores e servidores da Justiça.
O magistrado homenageado, que atuou 20 anos como promotor do Ministério Público, discursou sobre a importância da harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “A Constituição concebe um regime de cooperação entre os Poderes. O diálogo entre as instituições constitui cada vez mais um fator decisivo”, destacou o desembargador Marcelo Lima Buhatem. Emocionado, o magistrado também elogiou a atuação do presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. “A causa que o senhor defende leva a uma magistratura mais democrática”, finalizou.
O presidente do TJ-RJ ressaltou que o desembargador Marcelo Lima Buhatem trabalha em parceria com o Legislativo, já que o magistrado também é membro da Comissão de Legislação e Normas (COLEN) do Tribunal. “O Poder Judiciário se sente homenageado quando se prestigia um dos seus integrantes mais proativos e mais incansáveis nesse trabalho de interlocução com o Legislativo. Seu trabalho dá frutos”, afirmou o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.
O deputado Pedro Fernandes disse que a “homenagem significa o reconhecimento de tudo que o Poder Judiciário tem feito no estado do Rio”. O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, relembrou a importante contribuição do desembargador desde a época em que ele atuava no MP. “Marcelo sempre prestou relevantes serviços como promotor quando atuou no MP. Você é um orgulho para o estado do Rio e para o Judiciário, como foi para o MP. Que ainda possamos contar com seu trabalho por muitos anos”, enfatizou.
Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, representando o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jonas Lopes; o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Jorge Felippe; o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; e o procurador-geral de Justiça do Rio, Marfan Martins Vieira.
Fonte: TJ-RJ | Luis Henrique Vicent