O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) realizou o evento-piloto do novo posto de atendimento do Programa Justiça Itinerante, em Japeri, região Metropolitana do Rio. A nova unidade vai atender moradores de Japeri todas as terças-feiras. Foram realizadas 47 conversões de união estável em casamento; sete divórcios consensuais; quatro retificações de registro; e uma averbação de paternidade.
O atendimento foi no último sábado, dia 7, na Praça Olavo Bilac, na Rua Engenheiro Pedreira e contou com a participação de magistrados, servidores, promotores e defensores. O Justiça Itinerante foi criado com o objetivo de facilitar o acesso de cidadãos aos serviços públicos, fomentar a cidadania e modernizar a prestação jurisdicional. O atendimento é feito de maneira regular e segue uma agenda previamente estabelecida e divulgada. Através de convênios entre o TJRJ e os munícipios atendidos, mais de 19 postos estão em funcionamento em todo o estado.
A iniciativa é coordenada pela Divisão de Justiça Itinerante (DJUI), ligada ao Departamento de Instrução Processual (DEINP) da Diretoria Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR).
Fonte: TJ-RJ