No dia 27 de outubro o “Programa Conhecendo o Judiciário – Juristur” recebeu o último grupo de visitantes de 2015. Desde abril, 824 alunos de escolas do município do Rio de Janeiro, universidades e grupos sociais e escolas particulares participaram do programa, que tem o intuito de aproximar a população do Judiciário.
Ao longo do ano, a Amaerj recebeu a visita de 11 escolas municipais, totalizando 336 estudantes:
– Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, da Ilha do Governador
– Escola Municipal Dr. Nelcy Noronha, de Campo Grande
– Escola Municipal Milton Campos, de Bangu
– Escola Municipal Menezes Cortes, do Centro
– Escola Municipal José Clemente Pereira da Costa, da Cidade de Deus
– Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Dias, da Pavuna
– Escola Municipal Roraima, de Cordovil
– Escola Municipal Fernando de Azevedo, de Santa Cruz
– Escola Municipal República do Peru, do Méier
– Escola Municipal André Urani, da Gávea
– Escola Municipal Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, do Caju
Estudantes dos cursos de Direito de 15 turmas participaram do Juristur, totalizando 375 visitantes. Entre os grupos sociais e escolas particulares foram 113 visitantes. O coordenador do projeto, juiz Joel Pereira e a secretária do Juristur, Priscilla Mantuan,o informam que as visitas guiadas aos Judiciário fluminense serão retomadas a partir de março de 2016.
O programa
O “Juristur – Conhecendo o Judiciário” tem como objetivo de forma lúdica e divertida contribuir para a formação profissional dos estudantes de Direito, assim como criar canais de comunicação com as escolas e a sociedade em geral, aproximando-os do Poder Judiciário.
O programa também é voltado para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME), a Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e a Rio Ônibus são parceiras do projeto.
A Prefeitura do Rio, através da SME, é responsável pela seleção das turmas que participam do programa, com ênfase nas escolas situadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já a Rio Ônibus é a responsável pelo transporte dos estudantes, que sem esse apoio não teriam como ir ao tribunal. Ao final da visita a Amaerj patrocina um lanche para os participantes.
Em 2015 a UNISUAM se tornou parceira do Projeto oferecendo duas bolsas integrais a duas alunas que colaboram com o projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj