A 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, em Madureira, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, formou no último sábado, dia 3, a primeira turma de 35 crianças e adolescentes do projeto Sábado Digital. A iniciativa visa a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, através do conhecimento de algumas ferramentas tecnológicas, além dos primeiros contatos com o mundo universitário.
Acolhidos de forma protetiva, os jovens concluíram o módulo básico do curso gratuito de informática em dois meses, entre junho e agosto, totalizando 36 horas de carga horária. Todas as aulas aconteceram no Campus Parque das Rosas, da Estácio, onde foi realizada a solenidade de entrega dos diplomas. Os monitores são alunos da universidade, do curso de Técnico para Informática e Informática para Internet. A próxima turma será aberta em 2016.
Para a juíza Mônica Labuto, da 3ª VIJI, o curso estimula a troca de experiências entre as crianças e adolescentes e pode ser um estímulo para o futuro. “Achamos muito importante este convívio, pois ajuda os jovens a querer seguir uma carreira universitária, além do curso que os capacita para melhores empregos”, disse a juíza.
A princípio, segundo a magistrada, o curso estabelecido na parceria é o de Informática, mas a ideia é avançar em outras áreas.
Fonte: TJ-RJ