Notícias | 05 de outubro de 2015 15:25

XII Prêmio Innovare anuncia finalistas hoje

Na última sexta-feira (2), membros da Comissão Julgadora do Instituto Innovare se reuniram, no Rio de Janeiro, para eleger os três finalistas de cada uma das sete categorias do XII Prêmio Innovare, a mais importante premiação da Justiça nacional. Após um extenso trabalho de visita aos 667 inscritos desta edição, realizado em conjunto por consultores do Innovare e pesquisadores do Instituto Datafolha, o júri, composto por ministros do supremo e membros das associações parceiras, selecionou os 21 melhores trabalhos do ano nas seguintes categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Advocacia, Defensoria Pública, Premiação Especial e Justiça e Cidadania, criada nesta edição. Os resultados serão divulgados nesta segunda (5).

Com um aumento de 55% no número de práticas inscritas, trezentas a mais que o ano anterior, a decisão será ainda mais difícil. A votação será feita eletronicamente, no mais absoluto sigilo, de modo que nem mesmo os membros da Comissão Julgadora saberão a colocação dos premiados. O objetivo é prestigiar igualmente as práticas e garantir a surpresa e a emoção durante a cerimônia de premiação, que será realizada em dezembro no Supremo Tribunal Federal.

PREMIO_INNOVARE_LOGO-01-598x877

O diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, Cláudio dell’Orto, representou a entidade no Conselho Superior do Innovare. De acordo com o desembargador, o tema do prêmio especial – Redução das ações judiciais do Estado: menos processo e mais agilidade – vai ao encontro ao que a AMB defende, de incentivar práticas que possam reduzir o número de ações do Estado na Justiça e acelerar os processos em tramitação. “A AMB acabou de mostrar, por meio de uma pesquisa, que o poder público é um dos maiores litigantes. Boa parte dessas ações (40%) não deveria estar na Justiça”, ressalta dell’Orto.

O Prêmio Innovare foi criado em 2004 e, nestes 11 anos de existência, recebeu 11 mil práticas inscrições de boas práticas que fazem a diferença no Judiciário. Destas, 150 foram premiadas. O prêmio é uma é uma realização do Instituto Innovare, da AMB, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo. A premiação deste ano será realizada em dezembro no STF.

Fonte: Instituto Innovare e AMB