Notícias | 15 de julho de 2015 15:26

Comunidade da Maré terá acesso a curso sobre Mediação do TJ-RJ

O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador César Cury, ministrou nesta terça-feira, dia 14, palestra para diretores, professores, funcionários e alunos de cerca de 50 escolas públicas do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, e de regiões vizinhas, para apresentar o projeto de Capacitação e Mediação Escolar, desenvolvido pelo Núcleo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

upload_00000742

O projeto visa preparar cerca de 300 moradores da comunidade para atuarem como mediadores das questões controvertidas, especialmente as situações familiares, de vizinhança, e contratuais. A mediação é um processo voluntário que auxilia na solução de conflitos relativos à separação, guarda de crianças, pagamento de pensões e divisões de bens, entre outras questões.

A palestra, ministrada na Escola Municipal Bahia, foi solicitada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e faz parte das diversas ações sociais promovidas na comunidade, após a saída do Exército, no final de junho deste ano, do comando da Força de Pacificação do Complexo da Maré.

“O projeto vai promover curso de capacitação dos diretores, professores, alunos, funcionários das escolas, além de agentes de saúde para atuarem na Maré. As aulas devem começar em agosto e, após o conteúdo teórico, os alunos passarão para a parte prática, participando das sessões de mediação, primeiro como observadores e, depois, atuando como mediadores, sob nossa supervisão”, explicou o presidente do Nupemec.

Fonte: TJ-RJ | Luis Henrique Vicent