Notícias | 10 de julho de 2015 14:34

TJ-RJ realiza conversões de união estável em casamento em Magé

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou 49 conversões de união estável em casamento no Fórum de Magé, pelo projeto Casamento Comunitário, ontem, dia 9. No dia 28 de maio, foi promovida a primeira edição do projeto, quando foram atendidos cerca de 30 casais. Para a juíza titular da Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso de Magé, Renata de Lima Machado Rocha, o Casamento Comunitário objetiva aproximar o Judiciário fluminense da sociedade.

“A atividade destina-se a, juntamente com outras iniciativas do Tribunal de Justiça, como a realização de Justiça Itinerante no município, aproximar o Poder Judiciário da sociedade, atendendo-a em suas principais necessidades, e, assim, permitir o pleno exercício da cidadania. Além disso, o Casamento Comunitário permite trazer para o ambiente do Fórum, que é um local em que geralmente se comparece para solução de litígios e pendengas, um momento de alegria e descontração pela celebração do amor que une os casais contemplados”, afirmou a juíza.

upload_00006694

Para alguns casais, o projeto Casamento Comunitário permitiu a realização de um sonho de mais de 20 anos. Foi o caso de Silene Sthoffel Soares e José Marques Rodrigues que, apesar do desejo de se unirem oficialmente, nunca tiveram a oportunidade de concretizá-lo.

“Estamos juntos há 20 anos e sempre sonhamos em casar oficialmente, mas nunca tínhamos condições. Temos duas filhas e só agora conseguimos realizar esse sonho, graças ao projeto Casamento Comunitário”, revelou Silene.

No próximo sábado, dia 11, o TJ-RJ promoverá em Magé mais uma edição do Programa Justiça Itinerante, prestando atendimento a casos de sub-registro para as pessoas que não possuem registro de nascimento ou que tenham perdido o documento. O evento será realizado em frente à Escola Municipal Luiza Vieira, na Av. Um, s/n, no bairro Jardim Nova Marília, em Magé, das 9h às 17h.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas