Notícias | 09 de julho de 2015 10:27

No ano em que comemora 130 anos no Rio, a Aliança Francesa se reinventa com novo método de ensino

Conveniada à Amaerj, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, a primeira do país, comemora 130 anos em 2015. Como parte das ações que marcam mais de um século da sua presença no Brasil, a Instituição vai adotar um novo método de ensino consagrando o início de uma parceria com uma reconhecida editora francesa. A partir do segundo semestre de 2015, mais de 40 mil alunos e 500 professores em todo o Brasil passarão a usar o Alter Ego+ (versão Aliança Francesa Brasil), que além de se adequar aos critérios de qualidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas definido pelo Conselho da Europa, também conta com um caderno exclusivo desenvolvido por uma equipe de pedagogos da rede Aliança Francesa Brasil trabalhando em parceria com a editora para tratar especificamente das questões interculturais entre França e Brasil no aprendizado da língua.

Alter Ego+ spécial AF Brésil promove a aprendizagem por meio de abordagem ativa, avaliação compartilhada e desenvolvimento da autonomia do aluno, através de uma plataforma digital de uso complementar ao método. 

Conheça o Alter Ego+ spécial AF Brésil

francesaNesta versão especial da editora Hachette, tanto o design quanto conteúdo foram personalizados para a rede brasileira da Aliança Francesa. Além de capa, com imagens da França e do Brasil, CDs e cadernos de exercícios também celebram os 130 anos de presença em solo nacional, com adaptações específicas.

O Alter Ego+ spécial AF Brésil também conta com inúmeros recursos digitais que dialogam com o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado dentro e fora de sala de aula. O parcours digital, por exemplo, é um recurso que funciona de forma similar a uma nuvem de armazenamento onde o professor pode alimentar sua ‘aula virtual’ com exercícios de fixação personalizados em função da turma e assim aprofundar temas abordados em aula. Outra novidade é o Dossiê de Projetos, que tem uma didática em que o aluno é ator no seu próprio aprendizado de acordo com uma corrente didática moderna de ensino das línguas.

No topo de todas as inovações, a que representa a maior mudança são os cadernos desenvolvidos por uma equipe de pedagogos da rede nacional da Aliança Francesa trabalhando em parceria com a editora para tratar especificamente das questões interculturais entre França e Brasil no aprendizado da língua. Tais complementações trarão temas mais atuais para as salas de aula, proporcionando prazer no aprendizado do francês, além de enriquecer a cultura dos alunos. A fonética, os hábitos culturais franceses, temas como Responsabilidade Social, questões atuais da política, do Meio Ambiente, da arte, do turismo e de estudos na França serão abordados no curso.

Sobre a Aliança Francesa                                                                          

A Aliança Francesa comemora 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 67 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

Desconto para associados

A Aliança Francesa oferece ao associado da Amaerj e seus dependentes o desconto de 10% em seus cursos regulares e intensivos, com exceção de cursos livres e extracurriculares, com a carga horária inferior a 2 horas semanais. É necessário apresentar a carteira de associado.

As filiais que participam desse convênio são:

Barra da Tijuca – 2492-1497

Botafogo – 2286-4248

Centro – 2215-8522

Copacabana – 2541-9497

Ipanema – 2274-9805

Norte Shopping 3899-1297

Tijuca – 2570-0639

Campo Grande – 2413-3014

Recreio – 3326-3543

Fonte: Amaerj