Notícias | 25 de maio de 2015 16:12

Congresso de Direito Ambiental tem início em São Paulo

Aconteceu neste domingo (24) a abertura do 20° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, em São Paulo. Com o tema “Ambiente, Sociedade e Consumo Sustentável”, a cerimônia de abertura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do presidente da AMB, João Ricardo Costa, do vice-presidente de Assuntos Ambientais da associação, Adriano Seduvin, do diretor-presidente da ENM, Cláudio Dell’Orto, e do homenageado desta edição, o secretário-geral da ENM, Eladio Lecey.

Durante o evento, organizado pelo Instituto O Direito Por Um Planeta Verde com o apoio do AMB, especialistas internacionais e brasileiros vão discutir o consumo sustentável em diversas palestras até quarta-feira (27). Juntamente com o encontro acontecem o 10º Congresso de Direito Ambiental das Línguas Portuguesa e Espanhola, com o tema “Dano Ambiental, Prevenção, Reparação e Repressão”.

editada-1

Na cerimônia, apresentada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Herman Benjamin, foram entregues as placas aos vencedores do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, que visa o desenvolvimento e o amadurecimento da pesquisa do direito ambiental, premiando os melhores ensaios acadêmicos inéditos sobre o tema.

“Estamos juntando forças com os estudantes, com os operadores jurídicos, com os pesquisadores, para fazer um congresso que reafirme as questões ligadas ao consumo sustentável e temos certeza que será em grande evento”, disse o presidente do O Direito por Um Planeta Verde, José Rubens Morato Leite.

Para o ministro do STJ, os vinte anos do congresso serviram para aprofundar ainda mais o estudo do meio ambiente no país. “ O Brasil hoje se caracteriza no mundo inteiro não apenas por ter um direito ambiental e do consumidor vibrante nos tribunais, mas por ter gerações já se sucedendo na elaboração dogmática das duas disciplinas jurídicas”, afirmou Herman, lembrando que a AMB tem sido parceria desse encontro ao longo desse tempo.

O presidente da AMB saudou os presentes na cerimônia e louvou a participação da entidade no maior evento de direito ambiental do Brasil. “A AMB se sente muito honrada de fazer parte desse processo de construção de uma cultura ambiental no meio jurídico brasileiro”, disse João Ricardo.

Fonte: AMB