A direção do Fórum de Campos dos Goytacazes promoveu, com apoio da 2ª Regional da Amaerj, o seminário “Mediação, Justiça e Sociedade”, na última quinta-feira (7), no Salão do Júri, no Fórum Maria Tereza Gusmão. O evento teve, em sua programação, palestra e mesa-redonda interdisciplinar para discutir o tema e contou com 216 participantes, entre magistrados, advogados, servidores, psicólogos, assistentes sociais e universitários.
Desembargador César Cury (à direita) e o juiz Ralph Manhães Junior
O juiz diretor do Fórum de Campos dos Goytacazes e presidente da Regional, Ralph Manhães Junior, fez a abertura do seminário, que teve, como palestrante, o desembargador César Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O magistrado abordou o tema “Mediação no Judiciário Fluminense: desafios e perspectivas”.
Para a mesa-redonda sobre “Mediação e Sociedade: Diálogo Interdisciplinar” foram convidados o pedagogo Décio Guimarães, a jornalista Milena Hygino Nunes, o psicólogo Jefferson Azevedo e a professora Bianka Pires. Os quatro são pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Salão do Júri do Fórum de Campos recebeu grande público
No mesmo dia, foi instalado o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, primeiro da região norte do estado. O Cejusc recebeu o nome do juiz Elvio Antônio Granja de Abreu, falecido no ano passado.
Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ