Notícias | 20 de março de 2015 08:45

Relação entre mídia e a magistratura é abordada em media training

Magistrados de vários estados estão reunidos em Brasília para o curso de Media Training – módulo básico, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB. A ideia é preparar os associados para falar com a imprensa, inclusive em momentos de crise, e estreitar a relação com os meios de comunicação.

Na capacitação – coordenada pelo presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Giordane Dourado -, os juízes assistem a palestras e participam de oficinas, ministradas por profissionais da Oficina da Palavra e In Press Oficina. Nesta quinta-feira (19), a programação abordou a questão da construção de mensagens-chave, o funcionamento dos meios de comunicação e laboratórios de mídia impressa, rádio e TV.

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, participou da abertura do curso e falou aos colegas sobre a importância de se manter um diálogo claro nos contatos com a mídia. “A AMB está fazendo esse ciclo de treinamentos para que a nossa magistratura possa estabelecer um diálogo mais acessível com a imprensa, porque há um distanciamento entre a nossa linguagem erudita e a forma que o jornalista comunica-se com a sociedade, para que as pessoas possam entender a notícia. A ideia é fortalecer o vínculo com a imprensa, que é a ponte para mostrar nosso trabalho aos cidadãos”, destacou.

Um dos palestrantes, o jornalista Juliano Basile – que tem larga experiência na cobertura do Judiciário e trabalha como setorista do tema no jornal Valor Econômico – reforçou a posição de João Ricardo: “É muito importante o contato da imprensa com os juízes para que a população compreenda as razões que levam a Justiça a se posicionar de determinada forma. A Justiça é protagonista das questões mais relevantes do país e se torna cada vez mais importante que o juiz fale, apareça, que mostre suas razões e que utilize seus assessores de imprensa para que as suas opiniões e explicações cheguem ao cidadão”, explicou.

Para os magistrados, é uma oportunidade de se aprofundar no tema e se preparar para lidar com os jornalistas. “Este treinamento nos auxilia na comunicação com a sociedade de forma mais clara, para que as pessoas entendam nossos posicionamentos”, disse o ex-presidente da Asmac Raimundo Nonato.

Também integram a turma os magistrados Sérgio Junkes; Ana Karena Nobre; Carla Teixeira Ceará; Francisco Ferreira Neto; Hindenburg Pinto da Silva; Luciana Aglantzakis; Philippe Padilha Vilar, e Samuel Angelini Morgero.

 O curso segue nesta sexta-feira (20), durante todo o dia.

 

Fonte: AMB