Notícias | 17 de março de 2015 16:26

Amaerj e TJ-RJ se reúnem com cardeal Dom Orani Tempesta

O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, e a juíza Raquel de Oliveira, coordenadora dos Casamentos Comunitários do TJ-RJ, se reuniram hoje (17) com o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Em pauta a 2ª edição do “Dia do Sim”, iniciativa do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade do Tribunal (Deape). Neste ano, o casamento comunitário celebrará a união de mil casais na Catedral de São Sebastião. A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Orani, em 5 de dezembro, às 16 horas.

sim

Também participaram da reunião os bispos auxiliares da Arquidiocese e o Monsenhor Sérgio Costa Couto. O programa dos casamentos comunitários faz parte da agenda do Judiciário há mais de 8 anos e tem o intuito de possibilitar a casais que já vivem juntos, mas nunca tiveram a oportunidade de regularizar o estado civil, a participar de uma série de audiências de conversão de união estável em casamento, gratuitamente.

Para participar de um casamento comunitário, é preciso residir no município ou estado do Rio de Janeiro, possuir renda familiar igual ou inferior a R$ 3.500,00 brutos, já conviver em união estável e não ter qualquer impedimento legal. O casal interessado deve entrar em contato com o Deape para se inscrever e agendar uma data, pelos telefones (21) 3133-1881, 3133-2804 ou 3133-2054, de segunda a sexta-feira de 11h às 19h.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj