Notícias | 06 de março de 2015 16:44

“Vou procurar democratizar o exercício da função eleitoral”, afirma presidente eleito do TRE-RJ

O desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, eleito presidente do TRE-RJ na última quarta-feira (4), afirmou que está analisando a proposta do fim do acúmulo de férias eleitorais dos juízes, antiga reivindicação da Amaerj. O magistrado disse que a intenção é fazer com que a função eleitoral seja exercida pelo maior número possível de magistrados. “Esta é uma maneira de estimular o exercício da atividade eleitoral e também trazer os juízes para a nossa área, que é uma área especializada. A maioria dos magistrados da Justiça Comum, às vezes, não tem acesso à Justiça Eleitoral. Então, a nossa intenção é dar oportunidade, ampliar o leque da atividade eleitoral pelos juízes da Justiça Comum”.

Edson-Aguiar-de-Vasconcelos

A cerimônia de posse do desembargador Edson de Vasconcelos será no dia 23 de março, às 17h, no Órgão Especial do TJ-RJ. “Vou procurar democratizar o exercício da função eleitoral. Vamos dar oportunidade a quase todos os juízes, no que for possível”, destacou.

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa, o desembargador Edson de Vasconcelos ingressou na magistratura estadual em 1984. Foi vice-presidente do TRE-RJ de 2 de dezembro de 2013 a 18 de fevereiro de 2014, quando assumiu o cargo de presidente em exercício, com o término do mandato do desembargador Bernardo Garcez.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj