Pela primeira vez, a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, vai promover um curso de Media Training. Serão oferecidos os módulos Básico e Avançado, voltados, respectivamente, para associados e dirigentes da AMB. O treinamento tem o objetivo de proporcionar aos participantes instrumentos para que eles possam melhorar o relacionamento com a imprensa, além de prepará-los para entrevistas e situações de crise.
As aulas do Módulo Avançado estão marcadas para 26 e 27 de fevereiro. Ao todo, serão 12 vagas que serão oferecidas a magistrados que já passaram pelo treinamento básico de Media Training. O curso será coordenado pelo desembargador Cláudio dell’Orto, diretor-presidente da ENM, e ministrado pela Oficina da Palavra.
O curso avançado prioriza dinâmicas de entrevistas para mídia impressa, TV e veículos on-line. O conteúdo teórico tem o foco na construção do discurso e de mensagens-chave. Para personalizar as atividades e focar o treinamento nas dificuldades ou limitações dos participantes no contato com a imprensa, a Oficina da Palavra solicita que o participante elabore um briefing com o(s) tema(s) que deseja trabalhar.
O Módulo Básico será aberto aos associados. Para quem quiser participar da primeira turma, as inscrições vão até 6 de março; para a segunda, o prazo termina em 30 de abril; e para quem quiser integrar a terceira turma, as inscrições vão até 30 de maio. O coordenador do curso será o juiz Giordane Dourado. São 12 vagas para cada turma. Ambos os módulos serão ministrados no auditório da AMB, em Brasília.
O desembargador Cláudio dell’Orto destaca a importância do curso. “O magistrado precisa estar preparado para as situações em que se torna notícia. A AMB quer oferecer aos associados e dirigentes da entidade conhecimento técnico para evitar que a exposição midiática se transforme em um pesadelo”, assinala.
Fonte: AMB